sábado, 25 de julho de 2020

FIOCRUZ e o coronavirus - covid19


                                                                                      


TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Prezado Profissional,



Você está sendo convidado a participar da pesquisa “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da COVID-19 no Brasil” por estar atuando, diretamente, na assistência durante o enfrentamento da pandemia. Essa pesquisa está sendo realizada por uma equipe de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e Centro de Estudos Estratégicos (CEE)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Sua contribuição nos ajudará a compreender e analisar as condições de vida e do trabalho dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate da COVID-19.
Sua participação se efetivará pelo preenchimento do questionário (formulário  digital) disponível no link anexo. Esse questionário é anônimo e todas as informações prestadas são sigilosas e os dados/informações serão divulgados agregados, de forma a evitar qualquer possibilidade de identificação indireta. Sua participação não é obrigatória: você pode desistir de participar ou se recusar a responder determinada questão, sem lhe causar prejuízos ou danos, atuais ou futuros, com a instituição promotora e/ou executora da pesquisa, assim como os vínculos profissionais de trabalho. O tempo estimado para o preenchimento de todas as questões é de vinte a trinta minutos e, ao clicar no botão ENVIAR, no final do questionário, você estará firmando seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO em participar voluntariamente desta pesquisa.
A proposta do projeto pesquisa é gerar dados e informações que auxiliem as entidades de classe na elaboração e fundamentação de propostas de mudanças para o nosso Sistema de Saúde, além de subsidiar o desenvolvimento de ações estratégicas e políticas públicas, relacionadas à gestão e melhorias das condições de trabalho dos profissionais de saúde atuantes na linha de frente durante emergências sanitárias. Dessa forma, os benefícios aos participantes da pesquisa poderão ser diretos – através da conquista de melhores condições de trabalho e remuneração – e indiretos – em termos de retorno social, com a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde acarretando uma melhor qualidade na assistência à saúde da população.
A pesquisa e esse questionário foram aprovados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, CAAE 32351620.1.0000.5240. Se você tiver dúvidas quanto à condução ética desse estudo, pode contatar o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ, Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Térreo - Manguinhos - Rio de Janeiro – RJ - CEP: 21041-
210. Tel. do CEP/ENSP: (21) 2598-2863. E-mail: cep@ensp.fiocruz.br; http://cep.ensp.fiocruz.br. Se desejar, consulte ainda a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A CONEP elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos participantes de pesquisa e também coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições. Tel. da CONEP: (61) 3315-5877; E-mail: conep@saude.gov.br.
Após a conclusão da pesquisa de campo, os dados serão analisados e publicados em formato de Relatório pelo CEE/ENSP-FIOCRUZ conjuntamente com as instituições parceiras deste estudo, com a divulgação em eventos públicos e/ou periódicos científicos. Qualquer dúvida no preenchimento do questionário, ou referente ao estudo, entre em contato com a Pesquisadora Responsável pela pesquisa, a pesquisadora da ENSP/FIOCRUZ, Dra. Maria Helena Machado, por meio do telefone: (21) 97915-2324, ou e-mails: machado@ensp.fiocruz.br/helenamachado@uol.com.br. Endereço: Rua Leopoldo Bulhões, 1480, sala 706 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 21041-210.
Agradecemos sua participação. Clique AQUI se desejar imprimir esse TCLE.



Profª. Drª. Maria Helena Machado

Coordenadora geral da pesquisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário