sábado, 12 de julho de 2014

Violência contra a mulher há que ter um fim

“Acabar com a Impunidade dos Autores de Atos de Violência contra as Mulheres”. Num inquérito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 10 países, em 2005, mais de 50% das mulheres no Bangladeche, Etiópia, Peru e Tanzânia tinham sido alvo de violência doméstica. Além do medo de estigmatização sentido pelas mulheres, há a negação da igualdade da mulher perante a lei que reforça a condição social inferior que lhe é atribuída.

Perguntas ficam a atazanar-me: Por que se promover a PEC da maior idade penal? Estas meninas, com 12 e 14 anos, “violentadas”, pertencem a que segmento social? O velhaco de Pindorama com 79 anos não se vê livre após ter usado e abusado de meninas, agora estigmatizadas como prostitutas porque o TJ assim sentenciou?  


Há que se penalizar mais ainda o menor infrator? O machão de Pindorama não teve consagrado o seu direito de usar de meninas ainda crianças, com seus “corpinhos cheinhos” na linguagem de botecos da vida? Há que se legalizar a diminuição da idade penal num país onde se reconhece a existência de prostitutas com 12, 13, 14... anos de idade? Como vemos a lei penaliza os pobres, os pretos e as prostitutas. E assim caminha a humanidade.  
Alfio Bogdan - Físico e Professor Aposentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário