segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Estado de Direito e de Direita



Digno de cumprimento o jornalista Mauro Sanatayana pela forma com que descreve, num texto lúcido, ao tempo de composto, ao descrever um Estado de Direito – sob o império das leis, bons costumes, ética e princípios morais e um Estado de direita onde impera o desrespeito, o descaso, os insultos o esgarçamento do tecido social expondo todo o conteúdo purulento. 
              
Afinal, no Estado de Direito, você tem o direito de ir e vir, de frequentar um bar ou um restaurante, ou desembarcar num aeroporto ou rodoviária, enfim gozar da liberdade sem que tenha de passar por constrangimentos, sem ser incomodado, independente de sua externada opinião, uma vez feita pública.

Existe liberdade e diversidade de opinião e de informação. Ao se verificar o ensinamento de história na escola de seu filho respeita-se o modo como de fato história ocorreu. Você pode interpelar judicialmente quem te ameaça pela internet de morte e de tortura ou faz apologia de massacre e genocídio ou da quebra da ordem institucional e da hierarquia e da desobediência à Constituição.

No Estado de Direita, você, ao ser reconhecido, passa a ser insultado e eventualmente agredido, por um bando de imbecis, no espaço de um hospital, num restaurante, na saída de um estabelecimento ou do avião. Aqueles que professam a extrema direita ou simplesmente direita são useiros e vezeiros nessas agressões contra a cidadania, a liberdade de expressão, enfim da democracia. Apoia-se as manchetes e as capas de revistas sempre as mesmas, os temas são sempre os mesmos, a abordagem é quase sempre a mesma, o lado é sempre o mesmo, os donos são sempre os mesmos, as informações e o discurso são sempre os mesmos, assim como é sempre a mesma, a parcialidade e a manipulação. 
Alfio Bogdan - Físico e Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário