quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Conceitos...

Dentro do campo da ética, um dos conceitos mais importantes é o de sujeito ético ou sujeito moral como aquele que tem consciência de si, que é dotado de vontade e de autonomia.  “Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício”  (CHAUI, 2004, p. 308). 

A ética sempre ocupou um lugar de relevância nas diversas áreas humanas, como na política, nos relacionamentos humanos e nas tomadas de decisões individuais. No entanto, percebe-se que, atualmente, a ética está em evidência e no centro dos debates, trazendo novas reflexões e reformulações.

s}Desta forma, nota-se a presença da ética, por exemplo, quando se trata do exercício de uma profissão como ética profissional; no mundo dos negócios é denominada de ética empresarial; no caso da interface entre medicina, biologia e valores humanos é concebida como bioética, dentre outras áreas em que a ética tornou-se imprescindível por envolver a reflexão sobre os fundamentos da vida moral e da conduta humana.|r

s}Como a ética diz respeito ao ser humano, ela está relacionada à própria história da humanidade e se faz presente nas diversas sociedades humanas.
Como reflexão e estudo dos sistemas morais, a ética possui uma história.

—>Nesse sentido, a ética tem concepções distintas conforme a época, a sociedade e de acordo com visões de diversos filósofos.

Certa vez um grego disse: “O pensamento é o passeio da alma”. Com isso quis dizer que o pensamento é a maneira como nosso espírito parece sair de dentro de si mesmo e percorrer o mundo para conhecê-lo. Assim como no passeio levamos nosso corpo a toda parte, no pensamento levamos nossa alma a toda parte e mais longe do que o corpo, pois a alma não encontra obstáculos físicos para seu caminhar. 

Como podemos verificar, à medida que se aprofunda nos temas para discussões mais claras, vemos a necessidade de maior rigor nos conceitos daqueles instrumentos tão e facilmente utilizado no cotidiano, seguramente, distanciando no seu conteúdo científico - o cotidiano simplifica o que a ciência delonga.  
Alfio Bogdan

Nenhum comentário:

Postar um comentário