quinta-feira, 8 de março de 2018

08 de março dia Internacional da Mulher


Hoje é um dia de significado de forte significação. Minha casa é das sete mulheres: Suzana, Ana Paula, Renata, Vanessa, Giovanna, Bianca e Ana Clara e a elas me rendo em exaltações. Esta data tem o sabor amargo da “sofrência”, pois foi num dia 8 de março de 1857, trabalhadoras de uma indústria têxtil nos EUA, fizeram, pasmem, greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas e fim, por incrível, do trabalho infantil – tal proteção se arrasta há 161 anos. Como que de hábito o movimento foi reprimido violentamente. Passados 51 anos, num 8 de março de 1908, trabalhadoras da América do Norte em manifestação para lembrar o movimento de 1857 e a exigir o direito ao voto feminino e ainda o fim do trabalho infantil. Novamente reprimidas pela força bruta da polícia.

"Foi num dia 25 de março de 1911, pouco mais de 140 mulheres morreram queimados num incêndio que destruiu uma fábrica de tecidos do EUA com precárias condições de segurança. Precisou desta ocorrência para as mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para trabalhadoras e para trabalhadores dos EUA.

Foi em 1910, numa conferência na Dinamarca, que ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Porém, foi em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a  ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Inicialmente esta data, não se mostrou apenas para comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é  pautar o papel da mulher na sociedade atual e permitir sua valorização: — O preconceito e a desvalorização da mulher.  Ainda que com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos — sempre inferiores ao dos homens —, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Apenas no dia 24 de fevereiro de 1932 —marco histórico— para a mulher brasileira:  Nesta data foi instituído o sufrágio feminino e sua participação nas carreiras políticas através de suas candidaturas e eleições para cargos eletivos. Há muito a ser evoluído no universo feminino". SALVE 8 DE MARÇO  o/ o/ o/ o/ \o/ \o/ \o/ \o \o \o
Alfio Bogdan - Físico e Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário