domingo, 2 de março de 2014

SOU BRASILEIRO E TENHO DIREITO À INDIGNAÇÃO

Sem carrega na verborragia, Barbosa simplesmente disse que assim fez para evitar a prescrição. "Foi feito para isto sim". Teori analisou a evolução da condenação horizontal e verticalmente. Usou, assim como Barroso, das estatísticas na medida certa. Para uns 75% da pena máxima, para outros mal chega a 25%. Para subalterno a pena alcança 125% mais que para o seu superior.
Neste jogo com os percentuais, interrompe Barbosa questionando: ministro onde estão, no Código Penal, estas estatísticas que vossência está a utilizar? Impávido, elegantemente Barroso continua a dissecar o putrefato material sob o tecido esgarçado, descobrindo nas entrelinhas a jogada da majoração da pena para evitar a prescrição que acabou por vir à tona. Todos, indistintamente são togados e conhecedores das tretas, assim de nada valem as tentativas do passa-moleque eis que sempre descobertas. Caiu por terra o crime de quadrilha.
Atitude de Barbosa trouxe à baila a indignada classe dos magistrados por todo o Brasil. Neste sentido manifestam-se Alexandre Morais da Rosa, juiz em Santa Catarina, e André Karam Trindade coordenador do núcleo de pós-graduação da IMED ao criticarem a carnavalização do Direito. A ver opiniões de Celso Bandeira de Mello, de Dalmo de Abreu Dallari, Claudio Lembo  e  outros...
Nós habitantes da planície vamos somando os caquinhos e sentimo-nos impotentes diante das tretas ensaiadas pelos senhores dos colarinhos brancos — via ricos escritórios de advocacia — como a que preparada na renúncia perpetrada por Azeredo para, evitando o STF, tenha oportunizada a prescrição do crime de quadrilha e quiçá demais imputações no “mensalão” tucano. Não o digo mineiro para não ofender a boa gente daquele Estado da Federação.

Certo é que todos temos direito de inferir sobre a influência exercida na decisão do novo titular da Vara de Execuções Penais que de modo astuto suspendeu “sine die” a audiência para apurar uma suposta conversa de Dirceu ao celular, cuja única “prova” já esta desmentida, portanto, imprestável para o caso. É retaliação sim e esta veio do fígado de Babosa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário