domingo, 11 de maio de 2014

Uma possível razão pela perseguição a Dirceu

É de se ler e entender a possível razão de tamanha e incompreendida perseguição ao ex-Min. Zé Dirceu por conta do Min. Joaquim Barbosa. 

067-11-5-14

Anotações sobre uma farsa (II)
Era preciso expor José Dirceu ainda mais - e também José Genoíno - à execração pública. Concentrar neles toneladas de ressentimento sem fim. [em 18/11/2013]-

Eric Nepomuceno
Quando se postulava a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o então juiz Joaquim Barbosa procurou José Dirceu, ministro-chefe da Casa Civil do primeiro governo de Lula (2003-2007). Apresentou um pedido de rotina: apoio para que seu nome fosse levado ao presidente, a quem cabe indicar os membros da corte suprema.

Dirceu recebeu o pedido, e comentou com o postulante: “
Bom mesmo será o dia em que os que pretendem chegar ao Supremo obtenham sua indicação por seus próprios méritos, e não por indicações políticas como a que está me pedindo”.

Barbosa foi escolhido por Lula porque Lula queria ser o primeiro presidente a indicar um negro para a corte máxima do país. De origem humilde, Barbosa construiu sua carreira graças a um esforço descomunal. Teria méritos profissionais mais que suficientes para chegar aonde chegou. Mas não chegou por eles.

Antes, tentou entrar na carreira diplomática. Acabou frustrado pelo elitismo dominante na corporação: o teste psicológico do Itamaraty que o derrotou menciona uma personalidade insegura, agressiva, com profundas marcas de ressentimento. Com isso, não fez outra coisa além de reforçar a agressividade, a prepotência, o autoritarismo e, enfim, o ressentimento do candidato. Não terá sido a única razão, mas certamente contribuiu para que toda essa história desse no que deu.


O sistema judiciário brasileiro está, como todo o sistema político, impregnado de vícios de raiz. A condução mediática e espetaculosa do julgamento que levou Dirceu e Genoino para a cadeira é prova cristalina dos desmandos do Supremo Tribunal Federal.
Alfio Bogdan 

2 comentários:

  1. Acho que esse é somente um dos motivos, Alfio Bogdan. Para mim o Joaquim é um vendido, a serviço da Rede Globo que por sua vez está a serviço dos interesses do EUA.

    ResponderExcluir
  2. A razão do ódio ao PT

    Há um ódio ao PT e ao PCdoB, porém, há uma reação maior contra o PT pelo fato de ter sido o Partido que liderou e derrotou a ditadura implantada no Brasil a partir do golpe de 1964. Ideologicamente o PCdoB é mais compacto, mas tem seu crescimento menor que o PT devido ao estigma do comunismo, e todos sabem das campanhas ferozes contra este partido. O PT por ser um partido de massa torna-se mais presente no seio da sociedade.

    Ambos lutaram e venceram a ditadura, mas coube ao PT a liderança da luta na esfera institucional (governos, parlamento e movimentos sociais). O PT, e principalmente o Lula, reconhecem o papel e a importância do PCdoB na vida política brasileira.

    Não sou psicólogo, por isso conclamo esses profissionais a darem suas opiniões e suas análises sobre esse sentimento tão declarado, o ódio ao PT e suas lideranças.

    Numa situação extrema como uma ditadura, sempre existirá pessoas e organizações dispostas a oferecerem suas próprias vidas na luta aberta para derrotá-la. E o José Dirceu, o José Genoíno e tantos outros assim o fizeram.

    Numa situação extrema, a sociedade se divide naqueles que lutam, nos que aderem a situação e os que se omitem, por medo ou covardia. Os que aderem se tornam inimigos declarados aos que lutam.

    Derrotada a ditadura, os que se omitiram se dividem em dois grupos: os que passaram a admirar os que lutaram e os que passam a odiá-los pelo simples fato de que eles são a prova das suas covardias.

    Dizem que o nosso maior juiz é a nossa consciência. O poeta Augusto dos Anjos assim escreveu:

    O morcego

    Meia noite. Ao meu quarto me recolho.
    Meu Deus! E este morcego! E, agora, vêde:
    Na bruta ardência orgânica da sede,
    Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.

    "Vou mandar levantar outra parede..."
    — Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
    E olho o tecto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
    Circularmente sobre a minha rede!

    Pego de um pau. Esforços faço. Chego
    A tocá-lo. Minh'alma se concentra.
    Que ventre produziu tão feio parto?!

    A Consciência Humana é este morcego!
    Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
    Imperceptivelmente em nosso quarto!

    Concluo dizendo que acredito que o comportamento dos ministros Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e Marco Aurélio de Mello, na perseguição doentia e ilegal, são a prova dessa minha percepção.

    ResponderExcluir