quarta-feira, 29 de outubro de 2014

De antes das eleições - Dra Ana Paula Bogdan

João Paulo Rilo Deputado Estadual pelo PT e líder da bancada em 28/10/2014.
Passadas as eleições, eu iria escrever diretamente a uma médica rio-pretense, conhecida de minha família desde o seu nascimento. Quando empregadas da família dessa médica, minhas tias ajudaram a cuidar dela e nutrem por ela até hoje carinho de filha, por mais distantes que possam estar suas vidas. Ela sempre será a criança a quem minhas tias ofereceram carinho e depositaram suas energias, cuidando mais dela e de sua irmã do que dos próprios filhos. Não por opção, mas por falta de. Vou preservar seu nome porque não tenho o objetivo de expor quem quer que seja. 
Parte significativa de minha família é filiada e militante do PT. Quando alguém generaliza e diz “precisamos exterminar essa raça de corruptos, salvar o Brasil dessa quadrilha”, eu e minha família nos sentimos profundamente ofendidos. Quem nos conhece sabe que somos feitos de imperfeições, como toda família, mas que também somos feitos de luta, honestidade, trabalho, muito trabalho, solidariedade, transparência. 
Ao ver a tristeza e decepção de minhas tias e primas com os horrores escritos pela médica, senti-me obrigado a defender a honra e a história das mulheres da minha família, que tanto fizeram pela família dessa médica e por ela especialmente. O texto da doutora é irrigado de ódio, estupidez e ignorância. Uma fonte de desinformação e terrorismo abaixo do solo. 
Passada a tempestade, o sol ressurgiu com tons avermelhados de esperança, e o vento colocou-me nos olhos dois textos preciosos de uma também médica – e, relativamente, também conhecida da minha família – cujo nome vou revelar porque, depois de tanta obscuridade, cegueira e ódio, destilados aos borbotões pelas redes sociais, é hora de sepultar as tristezas e decepções encontradas no meio do caminho e estender em nossos varais as manifestações escritas com a alma por gente digna, elegante e lúcida. 
A inundação emocional de uma disputa político-ideológica da intensidade que foi essa demora um tempo para esvaziar. Portanto, ainda não me sinto à vontade para escrever com delicadeza e distanciamento. 
Peço licença, então, à doutora Ana Paula Bogdan para me apropriar de seus coerentes textos e fazer de suas as minhas palavras de conforto aos que caminharam conosco. São textos também para a abertura de diálogo com aqueles que não caminharam conosco, mas que defenderam suas ideias com apreço à democracia. 
Doutora Ana Paula, suas palavras transbordaram nossas almas e esquentaram nossos guerreiros corações valentes. 
Capitulo I
Ana Paula Bogdan - 26 de outubro às 00:45 · 
Quem viu meu último post deve ter percebido que eu claramente pedi PAZ!!! Disse que só voltaria ao face depois das eleições como uma forma de protesto pela falta de respeito que vinha acontecendo nas redes sociais. Mas infelizmente, ainda que estivesse desligada do face, sofri e venho sofrendo todo o tipo de ofensa e até fui chamada de traidora da classe médica e covarde, simplesmente porque não votei em Aécio e não participei de manifestações a favor deste candidato!!! Então vamos lá. Eu, traidora da classe médica??? Covarde??? Desde que me conheço por gente e quem me conhece sabe disso, nunca lutei por este ou aquele, isso ou aquilo, mas a favor do que é justo. Fui representante de turma, participei de alguns movimentos pra defender o que era correto e jamais me curvei ao poder, especialmente quando tive algum. Defendo o interesse daqueles que praticam a boa fé e não me vendo por nada e nem por ninguém. Costumo dizer que tenho "receituário livre". Isso em outras palavras quer dizer que prescrevo o que acho melhor, uso o material que considero o melhor e acredito em todas as pessoas que fazem como eu. E olha, tenho muitos parceiros nessa caminhada. A maioria não vota como eu!!! Agora, o que mais me indigna, é ver pessoas passando seus crachás onde trabalham e indo pra academia, trabalhando 10 horas semanais quando tem contrato de 40, atendendo CONVÊNIO no horário do SUS e batendo no peito dizendo-se honestos e militantes da anti-corrupção. Quem é contra corrupção não se corrompe, não tenta subornar guardas nas ruas, não estaciona em lugar proibido, não arruma notas falsas pra não pagar impostos, não se faz de doente para se beneficiar de direitos ou prioridades. Ainda assim e vendo toda essa incoerência e hipocrisia, nunca me manifestei agredindo as pessoas e sempre respeitei a opinião de cada um. Da mesma forma que respeito a religião de cada um, o time, a vida, respeito as escolhas políticas. E o que mais me faz feliz é que em momento algum dessa infeliz campanha política, ofendi quem quer que seja. Saio portanto ILESA apesar de todos os ataques que sofri. Vejam, gosto do Lobão e amo o Chico Buarque, agora dizer que o Lobão é sábio e o Chico é alcoólatra apenas porque um é Aécio e o outro é Dilma, é muita leviandade. Até o Aécio diria... "meus amigos, vcs estão sendo levianos...". Não se avalia nada nem ninguém pelo presente apenas, pela cara bonita, pelo carro que anda, mas sim pelas atitudes, pelos seus filhos e como são educados, pelos valores e por seus feitos. Sei de mim. E sei muito bem. Deito minha cabeça no travesseiro e durmo!!!. Não sou perfeita, às vezes erro, mas esse é um direito de todos, não??? Respeito todas as pessoas que votam por convicção, que escolhem uma religião por convicção, que decidem sua vida por vontade própria e sei também que esse tipo de pessoa que merece meu respeito, com certeza me respeita também. Não é a eles que me refiro. Mas sim ao hipócritas que odeiam corrupção mas a praticam, que não gostam de ditadura mas obrigam seus funcionários a votar em seus candidatos, que querem melhores condições de saúde mas que ao ver pacientes esperando nas filas dizem "isso não é problema meu", que querem uma melhor educação mas são deselegantes com seus colegas de profissão, com amigos e com parentes. Então, independente do candidato mais votado amanhã, eu espero que vençam a TOLERÂNCIA, a EDUCAÇÃO, o RESPEITO, a DIGNIDADE e a VERDADE, e que sejam derrubados quaisquer tipos de VAIDADE, AUTORITARISMO, ARROGÃNCIA, SARCASMO E CINISMO. Espero que vençam o BRASIL e o POVO!!! Não voto por mim e muito menos por meus interesses particulares. Destes cuido eu, com meu trabalho e meu esforço dignamente. Ainda que eu erre, peço apenas que me respeitem, da mesma forma que respeitarei os demais votos ainda que errem. E que vença a maioria, porque a decisão da maioria, sendo ou não a minha ou a sua vontade, é a mais verdadeira forma de democracia. 
Tenham todos um excelente domingo e boa votação!!!


Capitulo II
Ana Paula Bogdan - Ontem (28/10) às 00:38 · São José do Rio Preto 
Ela venceu! Em uma acirrada disputa entre dois fortes partidos políticos jamais vista no Brasil! Então respeitemos a decisão da maioria. Isso é justo e legítimo! Avaliar partidos políticos e candidatos é correto, mas chamar de vagabundos, de burros e de bandidos metade de uma nação é de uma soberba jamais vista também. Quem pensam que são os nobres eleitores de Aécio? Porque julgam-se mais sábios ou mais importantes que os demais eleitores? Não vi eleitores de Dilma xingando ninguém, humilhando ninguém, ameaçando ir embora do país, ou cuspindo no prato que comeram e que ainda comem!!! Sejamos honestos! Apenas 2 resultados seriam possíveis, um deles havia de acontecer! Não tomem para si a vitória ou a derrota dessa eleição. Acreditem, sozinhos nós não somos tão importantes assim. O Nordeste do país não é apenas formado de praias bonitas. Tem gente lá! Tem gente boa lá! Minas não serve apenas para excursões culturais para jovens estudantes de nosso país. Tem gente lá! E tem gente boa lá! Estigmatizá-los e subjugá-los pelo resultado das eleições é muita arrogância. As eleições não dividiram o país, dividiram as ideias. As pessoas é que estão fazendo isso! O momento é de união, e só alguém desprovido de capacidade mental pode torcer para que o próprio barco naufrague apenas por VAIDADE ou para provar que estava certo! Muito melhor que vencer é saber-se vitorioso pela luta e não pelo resultado final. Saber reconhecer que o outro venceu é a maior prova de dignidade e honestidade que alguém pode dar! Continuo aqui, pra fazer a minha parte, para torcer muito para que dê tudo certo, que as injustiças sejam arrumadas, que o que falta seja feito, e que a verdade seja provada! E sempre, para brigar por aquilo que é mais correto! 
Não podemos hostilizar ninguém por suas escolhas. Muito menos a metade de um país! A pessoa hostilizada pode estar muito mais perto do que vc imagina! Pode ser um filho, um amigo, pode ser sua mãe! 
Somos todos iguais perante a lei dos homens e mais iguais ainda perante as leis de Deus!
"Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil".
Dra. Ana Paula Bogdan é formada na FAMERP e doutorada na USP - Rib. Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário