quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

*MORO NA LATA DE LIXO*

"Uma afirmação no depoimento de Lula a Moro chamou muita atenção. Lula disse ao juiz, que os mesmos que estão tentando destruí-lo, e Gvm certo momento, abandonariam o juiz e, talvez, esse momento esteja bem próximo e por que? O julgamento no TRF-4, nos últimos dias, tomou uma dimensão internacional, que nem o presidente do tribunal, o desembargador Thompson Flores esperava, *são 43 enviados estrangeiros credenciados para acompanhar o julgamento dentro do TRF-4. Para piorar, a maior autoridade do garantismo jurídico no mundo, Luigi Ferrjoli, se credenciou para estar dentro do tribunal e lá estará, por indicação da ONU.* Como eles diriam não a Luigi?
A reunião de Thompson Flores, com a presidente do STF, Ministra Cármen Lúcia, é um sintoma do pavor de uma repercussão internacional péssima para a imagem do judiciário brasileiro. Do ponto de vista do Juiz Sérgio Moro, sua sentença condenatória estará exposta ao mundo e ao vivo. A bizarra e estapafúrdia peça condenatória será objeto de análise para um julgamento, que já conta com mais de 300 jornalistas credenciados e mais de 20 países que retransmitirão o canal do TRF-4 no Youtube.
Leia Também: Com a crise, cresce o índice de trabalhadores informais.

Com o show midiático criado, visto apenas no julgamento de O. J. Simpson, a exposição do réu à execração pública evidencia o real interesse do processo, a perseguição. Algumas certezas surgem para o dia 25. Primeiro, Lula não será preso, por que o judiciário não tem força política pra isso. Segundo, o placar será de 2 a 1 contra ou a favor de Lula. Terceiro, o dia seguinte ao dia 24 acirrará os ânimos no país e radicalizará o cenário político social no país. Quarto, a Lava Jato acaba no dia 24 e por que?
Note, se for pedida a prisão de Lula, mas com direito a recurso, ou seja que não seja a prisão imediata, Moro não terá lugar para sobreviver no dia a dia brasileiro, passa a ser alvo de todo tipo de protesto. Nesse mesmo quesito, Moro vê sua popularidade desabar e sempre que Lula é julgado ou exposto, ele cresce em aceitação e aprovação (veja no gráfico da matéria deste link), o que pressupõe o abandono de Moro, por parte da mídia, fato que já está acontecendo.
Leia Também: A RECOLONIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: O admirável mundo novo do mercado financeiro.

Se Lula tiver a pena reduzida e for condenado por 2 a 1, o judiciário sai desmoralizado e a mídia não vai perdoar. Em qualquer cenário de condenação, a judiciário sai desmoralizado internacionalmente, dado que a penhora do Triplex para pagar a dívida da OAS, já mataria o processo. Portanto, nesse quesito, haveria desmoralização completa, com a mídia atacando o judiciário e Moro sendo jogado aos leões, por não ter conseguido frear a candidatura de Lula.
Se Lula for absolvido, o que deveria ser o correto, o judiciário brasileiro não sofreria abalo em sua imagem internacionalmente, porém, internamente, abriria uma frente de batalha com mídia, em especial, com Globo. Com juízes aristocráticos e pessoalmente fracos, que devem à sua vaidade, o aparecimento em diversas matérias na Globo, dificilmente suportarão a pressão midiática. Afinal, resistir é uma prerrogativa dos que são realmente fortes e não parece ser o caso dos três juízes do TRF-4, acostumados a “soltar pipa no ventilador”.
Concluindo, a Lava Jato termina no dia 24, independente de como ela se arrastará até quando for. Mas, 2018 não será um ano muito propício ao juiz Moro. Vale ressaltar, que se o judiciário cometer o suicídio internacional de condenar o ex-presidente Lula, em transmissão internacional, Moro, inclusive, quando sair do país em direção aos EUA, como pretende, ao fim do processo que julga Lula e seu suposto apartamento vizinho em São Bernardo do Campo, será hostilizado, também, nos EUA. Não conseguirá ministrar ou participar de aulas nas universidades em lugar algum no mundo, exceto em Instituições de Estudos do “Brasil”, como a que o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esteve, tradicionalmente ligado a idiotas da ultra-direita mundial. Portanto, não há saída para Moro e sua cruzada insana de ódio a Lula."

De minha bela correspondente Maria Fernanda Arruda. 
Alfio Bogdan - Físico e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário