segunda-feira, 22 de junho de 2020

Diferença!!!

Diferença. ( me foi enviado pela amabilíssima  Colombrera Mirtes )
Às vezes me sinto obrigado a cogitar. Pelo menos para poder dizer que existo. Pensava, então, em algo apaixonante: no amor! Já escrevi ser o amor o desejo de possuir. Aí as coisas começam a se complicar: o que é desejo e o que é posse! O melhor do pensar é que o pensamento nos leva onde quer que queiramos. Levei o meu pensamento para um campo fascinante. Campo fertilíssimo para produzir prazeres. Mas não nos esqueçamos que em campos férteis grassam, também os matos. Mato é o nome de plantas indesejáveis em local e momento impróprios. Aqui, também, surgem os desprazeres. Amor e ódio! Cheguei a pensar que amo a todos que conheço, mas o mais importante: descobri que não odeio ninguém! Claro que não foi sempre assim. Amo meus amigos, particularmente as amigas! Em priscas eras dizer amar um amigo era imperdoável, coisa de ”viado”. Era assim que se falava! Definições nos ajudam a entender a vida e a viver! Amar é desejar estar com uma pessoa, ou animal, ou qualquer ser, ou objeto. Como disse Renato Corte Real, ótimo humorista do meu tempo: “Bom mesmo é Moliére, referindo-se ao Teatro. Perceberam, certamente, que estou entrando em outro campo, talvez mais fértil, o de comparações. Ou de diferenças. Cheguei ao tema! Alvíssaras!
De um amigo, querido, Nivaldo recebi uma piada sobre diferença. Embora machista tem sua realidade e sua graça. Casal conversando, na cozinha. Sobre o casamento, claro. Disse ele a ela: casamento se assemelha muito à guerra. Aliás, só há uma diferença: na guerra você não tem que comer o inimigo! Perdoem-me as amadas amigas.
O que me levou a pensar foi algo que ocorreu ontem. Ouvia, sossegadamente música boa. Mais específicamente música clássica. Ouvia Camilo Saint Säens e sua, maravilhosa “Dança Macabra”. Gosto tanto que decidi ouvir diferentes interpretações. Todas belíssimas. Como soe acontecer em tais situações me empolgo e quero repartir o prazer com amigos que sei gostarem de Música. Dali passei a Bach, mais especificamente “Tocata e fuga”. Encontrei uma versão para violão (Edson Lopes) que não conhecia, sensacional! Também uma em órgão, grandiosa! Enviei-as a vários amigos, inclusiva para Maria Alba minha amada amiga de infância, exímia Pianista brazopolense, que em seus primeiros recitais no Clube Wenceslau Braz, dedicava-me, com um olhar, “Rapsódia húngara” nº 2 de Franz Liszt. Música renomada no Brasil por sua habilidade e, talento e “tesão” pela música, sua arte! Recebi em resposta pequena grande aula sobre Bach, música Barroca e interpretação. Aprendi a diferença entre gostar, e, mesmo Amar, música e Saber Música!
Ontem, por volta das duas horas argüi Mirtes sobre o almoço. Disse-me ela: não estou disposta! Vire-se! Claro que não é verdade, embora algumas vezes deve pensar assim. Disse, isso sim, que não queria comer nada e se eu me “virava”. Claro que me virei. Sou mineiro de “Brazópis”, uai! Pensei um pouco e decidi: vou comer Torresmo! Repararam o T maiúsculo? Proposital! Um belo pedaço de panceta, daquelas de “Diretoria” como diria Miécio. O melhor corte de carnes de Piracicaba, nos anos setentas. Esperei que descongelasse, cortei-a em pedaços generosos e temperei-os. Separei x ml de óleo, coloquei na panela, aqueci-o a t graus Celsius. Coloquei cuidadosamente os pedaços de panceta, temperados com sal, até o último. Cobertos pelo x ml de óleo fervente. Seria necessário que ficassem bem passados, mas, sem queimá-los. Onde está a “diferença”? Evitar queimaduras. Para não receber gotículas de óleo fervente basta fechar a panela! Só que ela deve ser “de pressão”, mas, sem a borracha de vedação. Então por que panela de pressão? Porque ela evita a emissão de borrifos ferventes! Você não se queima e pode abri-la a qualquer momento para acompanhar a fritura! Resultado: com uma garrafa de Heineken foi meu almoço como se estivesse no melhor "buteco" de "Belzonte"!

De Porto Seguro, BA, em 21/06/2020. Em plena Pandemia.
Jairo Teixeira Mendes Abrahão Professor Titular da ESALQ-USP.
Alfio Bogdan - Físico e Professor. 

Um comentário: