quarta-feira, 30 de março de 2011

Liberdade de expressão e de imprensa


Queiram ou não, o regime vivido de 64, ano do golpe, a 85, ano da retomada da democracia com eleições livres e diretas, está ai por seus editores e por testemunhas oculares. São três as fases do governo de exceção imposto ao povo brasileiro. De 64 a 68 o período foi de consolidação do regime imposto. Intervenções, cassações, suspensões de direitos políticos grassavam entre nós.

Em 68 foi promulgado o [AI nº 5]. Aqui passamos a viver a verdadeira fase de chumbo. Surge o general Golbery. Aí, novas e mais eficientes perseguições e repressões sob forte ideologia anticomunista, nunca jamais vistas [pra não dizer que não falei das flores]. Em 74 com a entrada de Geisel torna-se robusta a fase dos desaparecimentos, porém, já se alinhavava a roupagem da liberdade e retomada da democracia – livro: Direito à Memória é à Verdade. Liberdade liberdade/abra as asas sobre nós!/Das lutas na tempestade/Dá que ouçamos tua voz!

Em 2002 tivemos a tomada do governo por um representante da classe operária, por força do voto, numa relação creio jamais será alcançada. Foi uma verdadeira “surra eleitoral”. Assim foi até a saída do operário com aprovação superior a 90% entre os brasileiros. Agora parte o seu mais fiel político: O Vice, José Alencar cujo adeus de Lula foi umedecido por suas sinceras lágrimas nas terras de antão, deixa-nos a todos com a alma singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário