segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Crônica da morte anunciada!!

A eleição em dois turnos foi pensada para a construção de maiorias nos colégios em condições especiais. Porém, temos aqui a crônica da morte anunciada. Nossa democracia está ferida de morte. Luiz Marinho, em comparação do ocorrido em São Bernardo com 612 mil eleitores e em Curitiba com 1.289.204 eleitores nos traz a advertência.
O prefeito paulista foi eleito em segundo turno com 213.661 votos. O que arredondado, representa em torno de 34% dos eleitores ou 26% da população total (estimada em 817 mil). Constata-se ser inferior aos 255 mil que não foram votar ou não votaram em nenhum dos candidatos no segundo turno (213 < 255) em milhares.
No caso de Curitiba, o Prefeito venceu com 461.736 votos, o que representa 35% dos 1.289.204 eleitores de Curitiba. Quase o mesmo número daqueles que não escolheram nenhum dos dois candidatos no segundo turno.
Temos hoje, em Rio Preto, qualquer coisa ao redor de 318 mil eleitores inscritos, aptos a votarem. O prefeito foi eleito em primeiro turno com exatos 113 mil votos. Isso, arredondando, representa em torno de 36% dos eleitores ou 26% da população total (estimada em 443 mil).
Cá entre nós, 68% dos 318 mil eleitores compareceram e validaram seus votos. Noutro giro, 32% não deram seus votos para nenhum candidato. Absurdo, mas segue na mesma raia do ocorrido em São Bernardo e Curitiba (32%, 35% e 36%).

Esses números demonstram que nossa democracia representativa dá sinais de morte anunciada. Assim, onde não se tem democracia representativa nem a democracia participativa – esta para existir há que se regulamentar o artigo 14 da CF/88 -, impera o autoritarismo e as aventuras. Perderemos, a curto e médio prazo, a ser mantido este quadro, a boa política. Perde-se assim, o povo e a democracia já com sinais de debilidade no mundo todo.
Fonte: Artigo de Luiz Marinho - Prefeito de S. Bernardo do Campo Br 247
Alfio Bogdan - Físico e Professor - analista de acidentes de trânsito

Um comentário:

  1. Triste realidade. Aqui tambem tem a mão do PIG! Esses eunucos jamais contribuiram com a conscientização política do povo. Sempre mostraram que política é coisa suja! Talvez possamos responsabilizar tambem a esquerda que não foi unida para ajudar o povo a compreender melhor o que é participação política. . .

    ResponderExcluir