quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Uma colaboração da Tidda

Olá, companheiras e companheiros!
O coletivo Professores contra o Escola Sem Partido, do qual nós da diretoria do Movimento Educação Democrática fazemos parte, publicou hoje em sua página no facebook um levantamento atualizado dos projetos "escola sem partido" e semelhantes - os que proíbem os estudos de gênero, por exemplo - no Brasil.
"No mapa abaixo colocamos todos os projetos ESP no Brasil - em tramitação, aprovados e retirados - que conseguimos encontrar: em municípios, estados e no congresso federal. Clicando nos pontos é possível ler os projetos inteiros. São poucos os que ainda não conseguimos.
Esse trabalho é uma expansão do levantando extenso feito pela nossa companheira Fernanda Moura, autora da dissertação de mestrado““Escola Sem Partido”: relações entre Estado, educação e religião e os impactos no ensino de história”. Pretendemos que esse material sirva de guia para educadores que lutam por uma educação democrática, sindicatos, pesquisadores do tema e jornalistas.
O mapa mostra um crescimento preocupante dos projetos ESP pelo país, especialmente depois da marcha feita por ele e o MBL em agosto passado. O "escola sem partido" se tornou de fato um modo de vereadores e deputados insignificantes fazerem barulho e chamarem a atenção pra si mobilizando capital moral e religioso em suas localidades.
O mapa pode ser visto aqui:
Outra forma de visualizar estes projetos é no blog Pesquisando O ESP:
Se você tiver o texto completo de algum dos PLs que ainda não conseguimos, pedimos por gentileza que envie para professorescontraoesp@gmail.com."
Por favor, se forem utilizar o mapa em algum material - notícias, artigos, panfletos, etc - deem os créditos!
Atenciosamente,
Renata Aquino.
Movimento Educação Democrática
Levantamento do coletivo Professores Contra o Escola Sem Partido de todos os projetos em tramitação no Brasil nas esferas municipal, estadual e federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário