quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A CONSCIÊNCIA É SAGRADA

A CONSCIÊNCIA É SAGRADA

E Deus, criou o universo. Como? - Uma experiência cósmica? Atômica? O Buraco Negro? Não sabemos e provavelmente nunca saberemos. É uma busca incessante, - e desde que o ser humano é ser humano. Para os primitivos, - eram deuses. As primeiras civilizações a profetizarem que Deus é uma entidade espiritual unica foram, - na Ásia (Judeia) que gerou o Torá (dos judeus - 1º Testamento), donde se originaram duas das maiores religiões do mundo:- o cristianismo e o islamismo, - e na Ásia Central - através do sistema ético e filosófico fundado por Siddharta Gautame - o Buda, - mais uma das grandes religiões do mundo. Qual estaria certa? Escreveram sob inspirações e sob normas de conduta, - filosofias extraídas da experiência de vida, - e as escrituras se tornaram sagradas por quem é seu seguidor. São verdades obvias, por isso perduram e, - do que não se pode ou precisa provar, - a crença fica por conta da fé, e assim nos contentam as explicações bíblicas, - que é o gargalo dos ateus. Que não seria o caso, - até os mais renomados cientistas da história mundial, "desprovidos de religião", se curvaram para a existência de um Criador em declarações individuais próprias.
A inteligência não pode fazer parte integrante de nosso corpo e a duvida de onde provem essa consciência que repousa sobre nós, - um algo imaterial, inexplicável, fica para espiritualizados. Não podemos ser fruto do acaso, - somos o elo que une a divindade e a matéria. Olhe para dentro de si e verá que és parte do teu próprio Deus.
E se é Deus ou seriam Deuses,- ou segundo o povo Judeu, são o escolhido de Deus,- ou segundo os cristãos, Jesus é o filho de Deus,- ou se Deus é um só e Maomé é seu profeta, segundo os muçulmanos, - enfim, evangélicos, católicos, etc. - ou sem religião, - que diferença faz? Não importa, - o que importa é sentirmos a grandiosidade do Criador em relação à sua criação, - a quem devemos reverencia.
Entendo que o "instinto" imposto pelo Criador, aos seres, - da o norte das necessidades para a sobrevivência; - ele está dentro de cada um de nós. A criança "instintivamente" esconde a arte praticada. O irracional "instintivamente" defende a si e à sua prole, se alimenta e alimenta aos seus, - porem, sem a consciência de que poderá ser abatido para alimento de outros, - e isso é divino, o que faz com que esses não sofram porque não raciocinam. Já o ser humano, - sofre, e o sofrimento faz parte do principio do conhecimento, que só a nós foi dado; - e como privilegiados, somos compensados com a felicidade, por exemplo. Temos livre arbítrio para os nossos atos e a contraposição é uma Lei Natural, Divina que rege inclusive a nossa dignidade, - da qual não devíamos ousar em descair - para orgulho do Criador. Não tenha vergonha, nem orgulho, de ser honesto, - seja. Não é porque o Criador nos colocou ereto, na condição de esmagar o que está sob nossos pés, que não teremos de responder pelos nossos atos.
Dele, recebemos de tudo: - a água potável que águo-a nossos campos, nos alimenta e nos mata a sede; e o ar que respiramos, - e tudo estamos poluindo, e tudo o que de mais rico nos foi dado, estamos destruindo. A ganância humana é o fruto desse processo evolutivo destrutivo. Mas, o Criador nos deu inteligência suficiente para raciocinar e, em tempo estamos nos conscientizando a cada dia das necessidades da preservação, - e chegaremos lá. Armas atômicas é faca de dois gumes nas mãos de quem as tem, e é impossível imaginar que uma ação coletiva suicida possa acometer uma nação. Na hora certa "a consciência, - que é sagrada", iluminará a mente daqueles que apertam o botão, e o planeta continuará salvo como vem sendo até hoje. O "instinto" que nos foi dado para preservação da espécie, se fará valer, e este mundo haverá de ficar cada vez melhor para se viver como vem acontecendo com ajuda da tecnologia, - coisa da inteligência que nos foi dada pelo Criador.
Quanto à criminalidade, - o ser humano precisa se espiritualizar mais, e verá que o paraíso é aqui. Não estou falando de religião e sim de elevar o pensamento à sabedoria infinita, - enxergar a Onipotência exposta à nossa frente, - e louva-lo sem querer ter o direito de cobrar alguma coisa em troca.
CESAR MALUF
Alfio Bogdan - Físico e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário