domingo, 10 de outubro de 2021

QUANTO VALE NOSSO TRABALHO?

 

Quanto vale nosso trabalho? É inevitável a comparação e é claro que não quero minimizar o trabalho de ninguém, mas mostrar como o dinheiro não vale nada e não compra mais nada!

Estamos sim no pior momento de todos os tempos e só não vê isso quem não trabalha e quem não paga as contas.

Posso falar por mim e por parte de minha profissão! Há quanto tempo nossos exames, procedimentos, valores de consultas não são atualizados? E seu convênio médico? Sofre reajustes? Sua luz? Seu telefone? É certo que sim! Pois bem! O meu também!

Uma consulta razoavelmente paga por um convênio gira em torno de 70 a 80 reais. Tire daí os impostos que pagamos que são em torno de 15 a 27% se for como pessoa física! Sabe quanto pago para fazer as unhas aos sábados? Sessenta e nove reais!

Um estudo urodinâmico que leva quase uma hora para ser feito e estuda a função do trato urinário inferior, feito normalmente por um médico urologista e uma enfermeira, paga pelo convênio em torno de 90 a 100 reais. Uma pizza de mozzarella com calabresa de uma boa pizzaria da cidade junto com uma coca, sai em torno de 92 reais! O SUS nos paga 7 reais pelo exame!

Uma urofluxometria de convênio que avalia o jato miccional de pacientes em acompanhamento de sintomas do trato urinário inferior, paga 30 reais! Ops!!! Não dá para pagar nem só as mãos na manicure! Porque tem que descontar o imposto ainda!!!

Algumas cirurgias que passamos as vezes toda uma tarde esperando no centro cirúrgico para fazer, pagam em torno de 300 a 400 reais! Sabe quanto custa fazer umas mechas no cabelo? Pelos menos 350!!!

Sabe quanto é uma faxina? Se eu fizer um estudo urodinâmico não pago a faxineira!

Sim!!! Não estou diminuindo o trabalho de ninguém! Estou mostrando como diminuíram o nosso! Como nos reduziram a nada! Fora o desrespeito a que somos submetidos por alguns pacientes que acham que “pagam os nossos salários” porque pagam os convênios!

Pois é! Por isso que volto a questão anterior! Esse não é definitivamente o valor de meu trabalho! De quase 27 anos de medicina. De mais de 20 anos trabalhando na mesma Instituição! De tantos anos de dedicação, de horas e horas estudando, de constantes reciclagens, de aprimoramentos que não cessam e nem podem cessar! Doutorado! De horas deixando a família, de noites sem dormir em casa ou desmaiar em vez de dormir.

Nao! Este não é o valor de meu trabalho! Ele não se baseia no dinheiro que ganho senão nao valeria nada! O valor de meu trabalho está no sorriso do paciente que gosta de mim mesmo sabendo que as vezes me atraso, daqueles que chegam com um doce, um presentinho no final do ano, ou passam só para dar um abraço porque faz tempo que não me vêem! Que passam ou ligam para saber como estou mesmo sabendo que a médica sou eu!

O valor do meu trabalho está em cada ex-residente que sai daqui e ganha o mundo e fica muito melhor que eu, que segue a vida e acaba gostando ou pelo menos entendendo aquilo que eu faço só porque aprendeu bem, o pouco que sei. O boca a boca dos pacientes lá na sala de espera falando bem de mim e que depois alguém me conta!

Nós médicos somos como jogadores de futebol! Não se enganem! Os que ficam ricos, milionários, são poucos! A maioria joga na várzea ainda que jogue muito bem!

Não posso reclamar de reconhecimento! Sou reconhecida pelos meus pacientes e pela sociedade da especialidade e da profissão que represento e, sei que a pessoa mais importante de minha vida não só reconhece meu esforço como está seguindo a mesma profissão, por vontade própria e não imposicao o que é o mais importante para mim!

Para meu finalzinho ou para mais para frente ainda tenho alguns poucos planos e uma ideia que não é um barco em Angra e nem um apartamento na 5th Avenue! Quando puder e se puder, vou ser médica somente do SUS! Vou ficar na Instituição que sempre estive se assim permitirem até me aposentar ensinando aos mais novos aquilo que sei e ainda vou aprender e, aos que fizerem muita questão de minha opinião eu ajudo de algum jeito! Salário mesmo, vou querer mais é do governo que é quem tem a obrigação de oferecer saúde a todos que tem direito a ela sem ter que se matar ou deixar de comer para isso! O que não é nossa realidade.

De qualquer forma acho que estou mais pra lá que pra cá, mais pro fim que pro começo, mais pra “acabá” que pra “começá”! Mas estou na área ainda e a bola ainda está rolando, então... bora lá do jeito que dá!

(Original de Ana Paula Bogdan)

Alfio Bogdan - Físico e Professor - analise em acidente automobilístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário