terça-feira, 24 de setembro de 2013

Socialismo...

O “Socialismo iniciou-se na burguesia, ao passo que, o comunismo, no operariado". Fracassada a revolução de 1848 deixou de existir a contra posição entre estas duas filosofias políticas. Nasce ai a organização operária. A grande virada passa a se constituir na luta de:

(1). Organizações operárias autônomas; (2). Reconhecimento dos direitos elementares de associação; (3). O direito à greve; (4). Contratação Sindical (sindicalização); (5).  Ampliação do direito de voto para além dos limites censitários dos ordenamentos liberais.
"Os trabalhadores associaram-se internacionalmente” dando origem à “Primeira Internacional”, formulando os embriões dos partidos "operários", "socialistas", "social-democráticos", "laborístas", trazendo às mesas de negociações as organizações políticas dos trabalhadores em bases nacionais que se coligaram por ocasião da Segunda Internacional (em 1889).

O Socialismo tem uma história nobre, caminhada árdua, iniciada na segunda metade do século XIX, longe, portanto de um raciocínio simplista de divisões de propriedades, haveres e notas escolares. Trabalhadores do Brasil unamo-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário