quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Ao 15 de outubro o dia do PROFESSOR - minha homenagem

Professor é aquele que professa - que ou quem confessa ou reconhece algo publicamente / que ou quem alardeia ou preconiza algo / que ou quem segue os princípios, os preceitos de algo / que ou quem assume como seu (princípio, ideia etc.); que ou quem aceita ou abraça algo / que ou quem faz ou profere votos, faz profissão de algo / que ou quem exerce determinada profissão / que ou quem se faz de professor, leciona.
Tal qual o lapidador, o PROFESSOR acolhe estudante em sua forma mais primitiva tal qual a pedra preciosa ainda em sua forma bruta — que por muitos é desprezada por total falta de conhecimento — identifica-a e inicia o processo de lapidação, a cada momento olhando-a e em sua mente projeta a forma futura mais brilhante e admirada. Somos o joalheiro ao tempo lapidador.
Quantos não são ou foram nossos alunos embrutecidos na natureza e os trabalhamos com carinho, respeito e dedicação ajudando-os ao caminho do sucesso. Criteriosamente apresentamos-lhes obstáculos possíveis de transposição, mas não sem que os tenham analisados para em seguida vencê-los.
Por mais de que 40 anos lidando com a obrigação de legá-los ao mundo de tal modo a poderem agir juntos à sociedade transformando-a de forma dignificante. Qual não é a alegria quando me deparo com um ex-aluno que lembra a forma de cantar uma fórmula que equacionava uma certa análise:
PiViTi, PoVoTo, lembra mestre? Assim cantando ensinávamos as Lei Geral dos Gases;  
(PoVo/To) = (PiVi/Ti)      (1)

Ou, uma outra, Rachid, me vê um quibe para o caso de uma partícula que realiza movimento circular ao adentrar em um campo magnético;

  R= m.v/q.B        (2)
  
Ou ainda, Um móvel em trajetória retilínea desenvolve-se com velocidade linear, de ...
 Vo = 20 m/s      (3)

Hoje, vemos nossos ex-alunos carregando em seus nomes funções como Delegados, Promotores, Juízes, advogados, engenheiros, mestres, doutores, pesquisadores, vereadores, prefeitos, deputados, professores — que emoção, assumem nosso lugar — empresários, muitos bem sucedidos etc. Quantos não são aqueles que —com alegria— se desenvolvendo no mundo profissional cresceram e hoje contra argumentam-nos no campo da política etc.
A política é uma forma de relação humana dinâmica que se completa em ciclos não muito longos em função da evolução do ser humano. Os substratos, os pressupostos, a desenvoltura colocam-nos, em alguns casos na mesma trincheira e em outros, em trincheiras opostas, mas ao se manifestarem sentimos que a lapidação deu em bom resultado.
Professor é a profissão que não teme o desconhecido, encara-o com segurança e determinação não “deixando a peteca cair”.  Mesmo afastados em face de nossas idades, em nossas veias – dutos do elixir da vida — corre o substrato da base do futuro eis que embevecidos vimos nossos filhos, agora nossos netos adentrando o desconhecido na busca de seu crescimento intelectual e profissional. Sofremos penalizados por conta da falta de critério de nossos governantes, parlamentares, ao tratarem de nossas existências com descasos. A tudo vemos, lemos nas entrelinhas aquilo que acabarão por ver num futuro não remoto.
         Sócrates define seu método de maiêutica - a arte de fazer nascerem as ideias pela discussão e não por uma “verdade” anteriormente afirmada. Brinca-se que Platão manifesta-se junto a Sócrates e este devolve o questionamento com uma nova pergunta e assim também o fez Platão. As trocas de perguntas e respostas desenvolveram a ponto de Sócrates calar-se no que Platão manifesta-se envaidecido: Como se vê, o discípulo cala o mestre, no que Sócrates responde numa manifestação jamais conhecida... Sim, reconheço-o, pois o seu professor foi Sócrates.   
Alfio Bogdan - Físico e Professor



Nenhum comentário:

Postar um comentário