segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Democracia representativa ou participativa ?

▼►Vendo e revendo posicionamento de Tarso Genro (PT-RS) governador do Rio Grande do Sul cujo governo ouve insistentemente sua população através da Secretaria Digital do Governo do RS, verifica-se um aprendizado extremamente complexo e completo. Assim, sua manifestação que beira o  limite da lucidez política, nos permite assimilarmos a respeito da corrupção como a seguir exposto:

Sempre haverá corrupção, em maior ou menor medida. Mas a que vemos agora em Estados e partidos é consequência de todas as políticas neoliberais que permitiram as desregulações, as privatizações e a captura do Estado por parte do capital financeiro. Sempre houve corrupção nos estados democráticos, mas não com a extraordinária dimensão dos últimos 30 anos. Atrás de cada negócio envolvido em uma privatização, aparece depois o processo de corrupção que estava em sua base▲◄.


▼►De modo determinante, as privatizações contribuíram sim para o surgimento da corrupção. A explosão da corrupção se deve às privatizações, à privatização dos processos políticos e à ingerência brutal do capital no financiamento dos partidos para manter seus objetivos. De todo modo, é preciso reconhecer que jamais haverá um Estado puro, nem uma comunidade pura. ▲◄
Alfio Bogdan

Nenhum comentário:

Postar um comentário