segunda-feira, 29 de julho de 2013

Do Cabo Bruno ao Padre Jaime

Do Cabo Bruno ao Padre Jaime na região do Jardim Ângela

Victor Zacharias (jornalista - assessor voluntário de imprensa)

A Sociedade Santos Mártires, do Jardim Ângela, comemorou no dia 12 de dezembro os seus 20 anos de existência e organizou um seminário sobre os 60 anos dos Direitos Humanos.
O padre Jaime Crowe, presidente da ong Sociedade Santos Mártiresabriu o seminário e as portas da igreja, que serviu de auditório, para o evento. A comunidade compareceu em peso e participou atenta das palestras dos convidados especiais.

 O seminário teve a participação do jurista Dalmo Dallari, do Senador Eduardo Suplicy, do recém eleito vereador Floriano Pésaro, da Dra. Célia Witacker da Comissão Municipal dos Direitos Humanos - CMDH, da profª Dra. Maria Norma, especialista em Políticas Públicas , da Associação Guainumbi, e da Sra. Aureliane Maria de Melo Lira que se dedica aos Direitos Humanos e a pessoa com deficiência da região do Jardim Ângela , do promotor de justiça Augusto Rossini e da viúva de Santo Dias, assassinado pelos militares durante a ditadura, Ana Dias.

(1Muito embora ainda distante da plena realização dos Direitos Humanos a celebração na comunidade foi importante porque colocou a luta dos seus membros desde o tempo da ditadura, e que continua hoje, mesmo depois do restabelecimento da democracia. A luta em todos os sentidos, inclusive na obtenção de recursos para manter as organizações sociais de interesse público da região que foram e são fundamentais para a transformação da região.

(2►Dalmo Dallari, fez uma retrospectiva dos direitos humanos desde a época dos anos de chumbo até os dias de hoje. (►Já o senador Eduardo Suplicy falou que a comunicação com o jovem deve ser na linguagem adequada ao seu universo, e para exemplificar cantou um rap, apoiado por um jovem da comunidade. Surpresa com a atitude descontraída do senador a platéia aplaudiu aprovando a quebra de protocolo.
O vereador eleito Pésaro fez uma exposição sobre a enorme desigualdade social e econômica, ressaltando a sua bandeira: educação. A professora Norma fez a leitura do discurso oficial do seminário e destacou que os índices de exclusão foram sempre mais que estatísticas, eles tem nome, endereço, cor, idade, e são humanos.

(3►O Promotor de Justiça Augusto Rossini - Assessor de Direitos Humanos da Procuradoria Geral de Justiça e um dos idealizadores da Promotoria Comunitária, discorreu sobre os avanços na luta pela dignidade humana na região, em especial a aproximação do Ministério Público com as forças vivas da comunidade nos últimos anos e as perspectivas de atuação resultantes.

(4O Jardim Ângela era uma das regiões mais violentas do mundo em 1996, porém esta situação, extremante contrária ao direito e a justiça, foi revertida, fundamentalmente pela postura cidadã da comunidade. As organizações da sociedade civil protagonizam as denúncias desta situação e tem procurado seus direitos por meio de todos os instrumentos possíveis: Fórum em Defesa da Vida e outros fóruns, 13 Caminhadas pela Paz, 2 Tribunais Populares e ações civis públicas. Uma das propostas da Sociedade Santos Mártires é reunir as organizações locais e o governo para compor um grupo de trabalho junto a secretarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário