Quem
defende a Educação e os Professores?
Raul Pont
14/11/2013
Neste mês de novembro, os professores gaúchos receberão reajuste salarial de 6,5%, já aprovados na
Assembleia. Em maio de
2014, terão outro reajuste de mais 6,5% e em novembro de 2014, mais 13,5%, ou seja, no acumulado, em um ano, o
reajuste será de quase 30%
sobre o salário atual e com uma inflação estimada em torno de 7% no período.
=►Se considerarmos os primeiros anos do governo Tarso, o reajuste alcançará
no quadriênio 76,6%. Um ganho real de mais de 45% em quatro anos.
Podemos afirmar que nenhuma
categoria ligada ao magistério alcançou esse reajuste salarial no país. A
recente greve dos bancários, paralisação nacional de mais de um mês, conseguiu
um acordo de 8,5% de reajuste nominal. Um ganho real de 2,0% num setor com
ganhos e lucros elevados.
Essa
prática salarial é um exemplo do compromisso governamental na defesa da
educação e do magistério gaúcho, apesar da posição sectária da diretoria do
Cpers que se opôs a essas propostas quando os projetos de lei foram votados na
Assembleia Legislativa.
O governo que defende os
professores e mantém o plano de carreira da categoria não investe só em
salários. O gasto em Educação, previsto
em 35% da Receita Líquida de Impostos e Transferências no RS, vem recuperando
sua participação no Orçamento do Estado. Durante o governo Yeda o gasto em
Educação caíra para 25,6% em 2008. E ficou nesse patamar até 2010. Sua
recuperação já prevê para 2014 alcançar os 30%, ainda aquém do preceito
constitucional, mas, claramente, em recuperação e aumento real.
Isso se expressa na recuperação
física das escolas e sua modernização tecnológica. A implantação de um plano de
obras que prevê o investimento de 500 milhões de reais na modernização e
qualificação em mais de 500 escolas, com reformulação física completa dessas
instituições. A atenção especial ao Ensino Médio – maior carência de oferta
nessa faixa etária – determinou a construção de novas escolas e ampliação de
prédios para um maior atendimento.
Fonte:
Henrique Fontana
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