quinta-feira, 10 de julho de 2014

Duzentos milhões em ação / pra frente Brasil / de meu coração...

Alberto O. Hirshman, intelectual social-democrata do pós-Guerra, muito citado nos primórdios do PSDB, que criou o conceito de fracassomania. A partir de então preparam-se à exaustão no uso do termo com vista a denegrir a campanha de Dilma no afã desesperado ao usar um erro de margketing trabalhando sobre o vexame dos 7 a 1 do futebol. Deixemos, portanto, os fracassomaníacos com seus criadores.

Nossa história registra copas homéricas, porém uma há de ficar como a mais brilhante de todas — 1970 no México — contando com Tostão, Gerson, Pelé, Rivelino, Jairzinho, Carlos Alberto & Cia. Eram os que mais se destacavam em campo. Jairzinho, o furacão, dono de uma velocidade incrível, Gerson com seus lançamentos magistrais, Rivelino dono de uma canhota e de um drible que ficou conhecido como “elástico”, Tostão, oftalmologista, inteligentíssimo com inacreditáveis posicionamentos e passes. Completando, tínhamos Pelé já consagrado como Rei do Futebol.

À época o Brasil tudo era absolutamente entrosado, cantávamos sempre a uma só voz, MPB “bombava”, musicas cujas letras eram censuradas pelo regime, sentimentos à flor da pele e nossa seleção canarinho, foi embalada pelo hino: Noventa milhões em ação / Pra frente Brasil / De meu coração / Todos juntos vamos / Pra frente Brasil / Salve a Seleção / De repente é aquela corrente pra frente / Parece que todo o Brasil deu a mão / Todos ligados na mesma emoção / Tudo é um só coração! / Todos juntos vamos / Pra frente Brasil, Brasil / Salve a Seleção.
Trouxemos definitivamente o caneco. Não se ouvia falar em NVTC, queremos saúde, educação, segurança padrão Fifa – à época tínhamos tudo isto ao padrão Fifa? Ah, não foi no Brasil, não gastamos dinheiro? Enfim, os meninos da Seleção Canarinho, jogaram sob forte emoção e pressão do movimento NVTC e isto desestruturou a confiança de cada qual e quando o adversário fez o primeiro gol houve perda total dentro campo — meninos ricamente remunerados em seus clubes estrangeiros - (Tiago Silva, p.e. é o zagueiro mais bem pago no mundo), o único genuinamente brasileiro era o Fred. David Luiz era todo coração, porém sucumbiram diante de uma seleção que contava com 5 jogadores entrosados por mais de 120 jogos juntos. É como diz nosso sertanejo: cuidado com os animais, pois por onde passa um boi passa a boiada.
Finalmente temos que pensar que desde 2002 não experimentávamos nada além das oitavas de final e chegamos juntos com as demais três seleções num conjunto das quatro melhores seleções do mundo. Vamos buscar o 3º lugar, pois o 1º é disputado, o 2º vem como consequência, o 3º é disputado e o 4º vem por consequência. Duzentos milhões em ação / Pra frente Brasil / Do meu coração ...       
https://www.youtube.com/watch?v=i-ujgqVaY88

Nenhum comentário:

Postar um comentário